Fazer praia

Diz-se que nada melhor que a praia para desenhar pessoas. É verdade. mas eu prefiro uma coisa ligeiramente diferente. Adoro desenhar pessoas a fazer praia. "Fazer praia"  - algo que pode ocorrer todo o ano mas que, apesar de tudo, requer um mínimo de bom tempo - tem algo de vagamente terapêutico, em que semânticamente se misturam iodo, vitamina D, fémures e cervicais. Exige fatos de banho velhos, desbotados e com elásticos lassos e caídos. Envolve frequentemente  adereços, normalmente  anos 50,  em particular se se trata de chapéus.
Pode fazer-se acompanhado, mas é maioritariamente uma actividade solitária. Pratica-se preferencialmente em rochas, ou junto a paredes ou pontões. É ainda uma actividade quase exclusivamente matinal.




Carcavelos


Cidade do Futebol

A 17 de Dezembro de 2014 fiz um post com um desenho do início da construção da Cidade do Futebol no Jamor. Poucos meses passaram. Não sou avessa à mudança, mas não posso deixar de ficar impressionada com a enormidade desta obra, com a velocidade a que o terreno muda de configuração, com a facilidade com que a geografia se altera, a rapidez com que nascem colinas, se  abrem fossos,  se erguem fundações,  muros, paredões… Os meios são inacreditáveis! Betoneiras a perder de vista, escavadoras  até quase ao Tejo, guindastes semeados como árvores! Percebo os reformados que passam os dias a apreciar todo este rebuliço, toda esta azáfama diligente! Pena que  tanta eficiência se fique só por aqui...É o poder do futebol no seu esplendor. Irrita, caramba!



OUT JAZZ

"Sábados e domingos, de Maio a Setembro, música ao fim da tarde em jardins e espaços verdes de Lisboa"- assim é publicitado o Out Jazz.
Na verdade, trata-se de algo maior do que apenas música. Como as andorinhas, o Outjazz anuncia a sol, o calor e os dias grandes. É festa,  é convívio, é descontraído, é informal e é, acima de tudo,  um excelente antídoto para a nostalgia do domingo à tarde que tão frequentemente nos assola. A não perder...




Rabiscos no ITQB

A Rita Caré organizou esta semana uns rabiscos no ITQB ( Instituto de Tecnologia Química e Biológica), que passaram por palestras com investigadores, visitas aos  laboratórios, aos terraços, às estufas e ainda à Casa da Pesca do Marquês de Pombal. É sempre bom aproveitar estas oportunidades para desenhar e além diso, ainda se aprendem coisas engraçadas!






E a Rita ainda nos deu um caderninho Emílio Braga e uma caneta Muji que funcionam muito bem!

Museu Arqueológico do Carmo

Como hoje é dia Internacional dos Museus, o encontro dos Urban Sketchers foi no Museu Arqueológico do Carmo. É muito bom desenhar (bem) aconmpanhada


!!!

Largo do Carmo

Antes do Encontro USkP no Museu Arqueológico do Carmo, ainda deu para desenhar o Largo, antes do calor começar a apertar!

Belas Artes