Dificuldades

Normalmente  publico aqui  desenhos de que  gosto.
Desta vez, no entanto, é diferente, porque publico para expôr as dificuldades que tive ao fazer um desenho e que passo a partilhar:
 Hoje de manhã, o acesso de carro ao CCB, onde queria ir, estava cortado por todos os lados, e tive de ir a pé,  porque estava a haver uma gigante e pomposa cerimónia militar, com um palanque gigante e com centenas de homens e mulheres fardados a  rigor,  em coreografias colectivas onde, imagino eu,  alternavam  corretamente posturas de ordens tipo  "Apresentar Arma", "Perfilar Espada,  ou "Ombro Arma". Era uma multidão, e apeteceu-me tentar desenhar.
1ª dificuldade: estavam à frente dos Jerónimos- elemento que não podia ignorar, mas que não era de todo o centro do meu desenho.
2ª dificuldade: se eram centenas de pessoas, como poderia eu representá-las ali, num instantinho?
3ª e maior dificuldade: Como dar a ilusão de que, em filas organizadas,  as pessoas estavam espalhados por uma grande área?
Face a tantas dificuldades, o  desenho ficou assim:


Como resposta à última dificuldade, convido-vos a ver alguns segundos deste  video (do Amarcord, de Fellini), mais concretamente  do minuto 3:20 ao minuto 3:54. Espero que gostem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário